domingo, 1 de agosto de 2010

Rigor e Coragem - A explicação devida

Confesso que nunca fui tentado por estas modernices. Criar um “blog”. Sim, para quê se depois não tenho tempo nem paciência para nele transmitir a minha mensagem, para me dar a conhecer, nem que seja apenas uma ínfima parte do meu eu.


Sempre tive um certo gosto pela escrita. Ainda nos bancos de escola, eu era o “fazedor” de serviço de redacções. Composições, creio que é o termo moderno.

Como um dia disse minha mulher, mais em forma de reconhecimento dos meus dotes literários (a imodéstia não é o meu forte) do que em tom de crítica jocosa, sou um contador nato de histórias.

Penso que tal como António Aleixo, “…digo verdades a rir…”.

Por vezes não serão assim tão sorridentes como a pouco e pouco poderão constatar. Comecei a alinhavar algumas crónicas para um dos jornais que se publica em Mangualde, no já longínquo ano de 1993, a convite do então director, crónicas que depois coligi em livro, em edição do autor, em 1999.

O tema e quando ainda era tabu falar nele, era a Guerra que se travou no então Ultramar português, nomeadamente em Moçambique, província ultramarina onde há 62 anos vi a luz do dia. Tentei dar voz às gerações de combatentes que serviram a Pátria naquela guerra em geral e em particular numa unidade de elite sedeada em Mueda, o Esquadrão de Cavalaria 2, onde tive a honra de servir com Sargento Miliciano e cujo lema era Força, Ardil e Coração. Do triunvirato do lema e com o devido equilíbrio, de todos fizemos uso. Que o digam os inimigos de então!!!

Terminado que foi este tema fiz, ainda naquele jornal, uma incursão por outros, como os políticos e as crónicas de “escárnio e maldizer” até ao dia em que uma delas foi alvo do lápis azul da censura. O então director, que ao que me dizem foi saneado pelo administrador, disse-me que o censor teria sido este último, que se teria sentido retratado na crónica que intitulei “O sapo que queria ser boi”, baseado numa conhecida fábula.

Hoje que tanto se fala e com toda a razão, da falta de liberdade de imprensa, é algo que não me espanta. Os meios é que se vão tornando mais refinados. Ou talvez não!!!

Mas afinal se nunca passou pelas minha cogitações a criação de um “blog”, porquê ter embarcado nesta aventura?

Os artigos que escrevo passam indubitavelmente pela apreciação do meu núcleo duro familiar, minha mulher que invariavelmente não concorda com a dureza e verdade dos mesmos, temendo pela minha segurança, minha filha que “…sim, mas também…”, mas que tirando esse pequeno “quiproquó” está de acordo com as apreciações do seu progenitor e meu filho “…está boa pai, pena que se fique só por um jornal de província, pois as tuas verdades deveriam chegar àqueles gajos…”. Minha nora, pelo reduzido tempo em que pertence ao “núcleo duro” familiar, ainda não está “engajada” no esquema. O termo engajada fez-me recuar quase quarenta anos no tempo, tempo em que a Frelimo tomou conta da minha terra, que lhe foi oferecida numa bandeja bordejada com excrementos pelos revolucionários de Abril.

E como faço a minha mensagem chegar mais longe, indaguei? Cria um “blog” e divulga-o. Se a minha voz, revolta, verdade, denúncia ou o que lhe queiram chamar, chegará ao conhecimento de mais pessoas do que aquelas que têm acesso ao “Notícias da Beira”, o futuro o dirá. Estou esperançado que sim. Experimentem visitar o .

É neste cantinho que irei publicar a minha colaboração a passada e a presente com aquele jornal, que me franqueou um espaço onde pudesse exprimir tudo aquilo de que vos falei atrás. Com uma pequena ressalva. Primeiro sairá no jornal e quinze dias depois publicarei essa crónica neste meu espaço. Devo isso ao Jornal. Uma questão de princípio, algo de que me prezo respeitar.

Mas porquê “RIGOR E CORAGEM”?

Partindo do axioma de que todos os nossos actos são eminentemente políticos, vali-me do lema de campanha por mim escolhido quando fui candidato pelo meu Partido de sempre à autarquia de Mangualde. O momento escolhido ou indirectamente imposto para avançar com tal candidatura, era politicamente difícil, uma vez que ainda em coligação autárquica com o PPD/PSD e em que os “nossos” vereadores tinham reduzido a nossa “existência” a pouco mais que zero, só um acto de coragem me levaria a aceitar tal candidatura. Fi-lo com um grupo de Amigos, a maioria dos quais não era sequer militante ou simpatizante do meu Partido. Por isso sempre soube e sempre saberei dar valor à amizade. Um punhado de jovens, também eles com coragem.

Rigor porque era a minha, a nossa única promessa naquela candidatura, sabendo como sabia que a falta do mesmo delapidara os cofres da Autarquia. É óbvio que me quedei pelo mesmo terceiro lugar de sempre. Perdão, apenas nas primeiras eleições autárquicas depois da abrilada, fomos legítimos vencedores com maioria absoluta, data a partir da qual nos quedámos sempre por aquele último lugar do pódio. Outros tempos, outras gentes…

E é afinal esse “Rigor” e essa “Coragem” que sempre pautou e pautará a minha vida. Até que a voz me doa. Mas sempre com coragem…

É assim que escrevo daí o motivo porque escolhi este título!!!

Espero que apreciem a minha maneira de ser e de estar na vida. E quando visitarem o meu “blog”, espero que sintam o mesmo gozo que eu sinto em cada linha que escrevo.

E um obrigado ao meu “núcleo duro”. E porque não, também aos amigos de sempre, àqueles que me lêem e que me vão felicitando e também a alguns portugueses anónimos da diáspora que fazem o favor de me visitar aquando das suas férias e que ainda vão tendo a coragem de amar este país destroçado pela incompetência, pela corrupção, pela falta de princípios, de valores e sei lá que mais, dando-me alento para continuar.

Um Bem-Haja a todos.

2 comentários:

  1. Oi.
    Olá!

    Finalmente aderiste à Blogomania!
    Isto é muito giro!!!!!!!
    Os meus blogues andam meio parados, e os blogues que visito idem, e, como eu não os visito, eles não me visitam a mim. Certo?

    Mas, como já o Quim Manços tinha criado um blog também, eu fico satisfeito por teres criado o teu, e prometo visitá-lo regularmente, até porque gosto do teor dos teus artigos (posts).

    Fica aguardando.
    Longa vida para o teu BLOG e FORÇA aí.

    Um abração:)
    Joseph

    ResponderEliminar
  2. Adorei o seu BLOG.
    Tá aí mais um lindo trabalho um BLOG.
    PARABÉNS !!!
    Abração, MM

    TB

    ResponderEliminar